ZIRIGUIBUM

foto: Cris Lima
RELEASE:
O grupo Ziriguibum formado em Belo Horizonte/MG por Denise Ursine (composição, voz e percussão), Cristina Brasil (voz e percussão), Ricardo Ulpiano (voz, guitarra e violões) e Odi (baixo) realiza desde 2001 um trabalho autoral dedicado ao público infantil e que fundamenta-se na pesquisa de brincadeiras de roda, parlendas, jogos corporais e ritmos brasileiros. As canções buscam uma maior aproximação das crianças com a linguagem musical através de elementos que despertem o interesse pelo universo da música, sua criatividade e imaginação.
As composições brincam com elementos característicos da infância: bichos, estórias, trava-línguas, rítmicas corporais e jogos de rima, que são explorados de forma lúdica e poética. Voz, violão, baixo, marimba de vidro, pandeiro e objetos sonoros compõem os arranjos, chamando a atenção dos ouvintes para os diferentes timbres, linguagens e possibilidades sonoras. O trabalho do grupo traz como principal fio condutor a diversidade musical brasileira: choro, maxixe, samba de roda, batuque, ciranda, xote e baião são alguns dos ritmos explorados pelo grupo.
O grupo Ziriguibum é integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil fundado oficialmente em julho de 2010 em Ribeirão Preto/SP e tem participado de projetos importantes como a Mostra Internaciaonal de Teatro Infantil de Cuiabá/MT (2010), Projeto Espetáculos Didáticos/Usiminas Ipatinga/MG (2010), Projeto Tarde Encantada/BH (2009), Festival de Cultura de Rio Acima/MG(2008), Projeto Zás/Assembléia Legislativa (2005), Projeto Show das Sete/Fundação de Educação Artística (2008), Projeto Abrindo Portas/Teatro Dom Silvério (2006), 12o. Festival Alterosa (2006), Projeto Brincando no Museu/MHAB (2005), 4º. Salão do Livro (2003). Composição da trilha sonora para a coleção Vídeo Infância “Nutrição” - Sete Produções Produtora de Vídeo – com 12 canções inédita. além de se apresentar em várias instituições de ensino e eventos. Um trabalho pautado pela qualidade e responsabilidade junto ao público infantil, pais e educadores.
"...mas o que é Ziriguibum...? O que será Ziriguibum...?” A resposta está nas canções do quarteto, que ao longo do seu percurso vem criando um espaço onde a música é sempre descoberta e prazer. Vale a pena conferir!

O SHOW “PRIMEIRAS CANÇÕES”
No show “Primeiras Canções” a participação do público é uma constante. Através das brincadeiras propostas pelo grupo, crianças, pais e educadores são convidados a interagir com as canções num clima de muita descontração. No decorrer do espetáculo são apresentadas treze canções que compõe o repertório do CD homônimo, além de outras duas canções inéditas (“Tatu” e “Jabuticaba”). Um cuidadoso projeto de iluminação, cenário e objetos cênicos criam um clima mágico e envolvente, oferecendo uma rica experiencia musical para toda a família. O show “Primeiras Canções” foi montado em 2009 através dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A direção artística é de Juliana Palhares e a direção musical de Ricardo Ulpiano.
O cenário foi criado por Denise Ursine e executado pela artista plástica Lívia Arnout.

O CD
O cd "Primeiras Canções” é uma produção independente com doze faixas autorais e uma canção inédita de Marku Ribas. Foi lançado oficialmente em março de 2010 e conta com a participação das cantoras Júlia Ribas, nas faixas “De Papo Pro Ar e “Passarinhos Cantores” e Elisa Paraíso, na faixa “Balança”. Os músicos Bruno Santos (percussão), Eduardo Espassande (percussão) e Augusto Pimenta (violoncelo) também participam do disco. Os arranjos são assinados pelos músicos Felipe Fantoni e João Luiz Nogueira.

LOCAL DE ORIGEM:
Minas Gerais - Belo Horizonte

INTEGRANTES DA BANDA:
Denise Ursine
Ricardo Ulpiano
Cristina Brasil
Odilon dos Santos

Link: http://www.myspace.com/ziriguibum