SERELEPE

foto: Foca Lisboa
RELEASE:
Sem a pretensão de tentar mudar o gosto dos ouvintes, nem de transformar a produção musical e cultural voltada para as crianças, o Serelepe – uma pitada de música infantil tem buscado abordar o universo infantil sob um ponto de vista que tem a intenção de criar diferentes possibilidades de escuta e de tornar acessível uma produção musical que julgamos de interesse para qualquer ouvinte, mas que não se encontra disponível nos grandes canais de comunicação. Objetivamos criar um espaço aberto para a divulgação de trabalhos feitos por, para e com crianças, e valorizar a inventividade dos artistas e dos ouvintes. Nosso interesse está voltado para aguçar a sensibilidade auditiva e para incentivar a curiosidade musical, isto é, criar possibilidades e estímulos para uma escuta mais variada, rica e criativa, em que a imaginação do ouvinte possa “criar asas”.
Por estar inserido na programação de uma rádio educativa, o projeto Serelepe tem se caracterizado por um processo contínuo de experimentação de diferentes linguagens, buscando integrar, principalmente, as áreas de Teatro, Música e Comunicação. Em 2007, ele se tornou também uma disciplina optativa no curso de Graduação em Teatro na EBA/UFMG, configurando um espaço de pesquisa para os alunos do curso que possibilita o improviso, a brincadeira, a atitude lúdica e, concomitantemente, uma visão crítica em relação à música, às formas de comunicação e às artes produzidas para crianças.
Em 2008, os integrantes do projeto passaram também a desenvolver oficinas de brincadeiras, histórias e canções. Esta proposta, de caráter cênico-musical, se baseia fortemente na interação com aqueles que se propõem a entrar na brincadeira, interagindo de maneira espontânea e divertida e fazendo um uso descompromissado da imaginação, do corpo e da voz.
Formado pelo ator Reginaldo Santos, o músico Gabriel Murilo e a radialista Cris Lima, sob coordenação do professor Eugênio Tadeu (Teatro – EBA/UFMG), o Serelepe vem se dedicando à música infantil desde 2005, em diferentes frentes de atuação. Inicialmente, o grupo se reuniu em torno do programa de rádio Serelepe – Uma pitada de Música Infantil, que vai aos sábados, de 9h às 10h, na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Mais o grupo passou a se dedicar também a oficinas de formação em rádio e de divulgação das brincadeiras populares, tendo sempre a Música como fio condutor. Em 2007, participou do 8º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (Valparaíso - Chile). Em 2010, participou do 1º Encontro Brasileiro da Canção Infantil, em Ribeirão Preto (SP) e do Encuentro Uruguayo de La Canción Infantil (Montevidéu – Uruguai). Integra atualmente o Movimento Brasileiro da Canção Infantil.

LOCAL DE ORIGEM:
Minas Gerais - Belo Horizonte

INTEGRANTES:
Serelepe – uma pitada de música infantil
Cristiane Lima é Doutoranda em Comunicação Social e Bacharel em Radialismo com Formação Complementar em Música, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Estuda na Fundação de Educação Artística desde 2006, onde já atuou como professora de Musicalização. Durante mais de sete anos integrou o Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras, com o qual lançou o CD Pandalelê! Brinquedos Cantados (que integra o selo Palavra Cantada). Participou do 6º e do 8º Encontros da Canção Infantil Latinoamericana e Caribenha.

Reginaldo Santos é Graduado em Licenciatura pelo curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. É coordenador e ator do “Conexão Galpão” projeto sócio-cultural do Galpão Cine Horto (espaço cultural do Grupo Galpão), onde também é professor do Núcleo Pedagógico. Coordenou diversos Festivais Culturais na Cidade de Matozinhos. Atua na Cia. 4comPalito de Belo Horizonte e em seu último espetáculo “Quixote” foi indicado ao Prêmio Usiminas/ Sinparc de melhor ator Coadjuvante. Com o espetáculo “Quixote” participou de vários Festivais de Inverno de Minas Gerais, entre eles, os festivais de Diamantina, São João Del Rey e Itabira e do Circuito Cultural Banco do Brasil Itinerante, com apresentações em Vitória e em Uberlândia. Foi aluno de Musicalização e Flauta Doce da Fundação de Educação Artística. Participou do 8° Encontro da Canção Infantil Latinoamericana e Caribenha.

Gabriel Murilo é Mestrando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de música há mais de cinco anos, trabalha atualmente na Pró-Music e na Oficina de Música Cavallieri. Atua na área de educação musical e música popular, onde vem desenvolvendo pesquisa e prática composicional de canção. É multi-instrumentista, produtor musical, arranjador. Diretor artístico do Estúdio Sonar, em Belo Horizonte, e Diretor de Artistas e Repertório da Pool Music. Participou do 8° Encontro da Canção Infantil Latinoamericana e Caribenha.

Eugênio Tadeu é doutorando em Artes Cênicas - área Pedagogia do Teatro na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor assistente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em música e improvisação vocal-teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: música infantil, cênico-musical, jogos, pedagogia do teatro. Integra o Duo Rodapião, em parceria com Miguel Queiroz, que desde 1996 produz espetáculos e CDs dedicados ao público infantil. Coordenou por dez anos o Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras, no Centro Pedagógico da UFMG. Integrante do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, com participação nos encontros do movimento desde 1996 (Venezuela, México, Argentina, Colômbia, Brasil, Uruguai e Chile). Coordenou o 6º Encontro, realizado em Belo Horizonte, em 2003.